sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Abricó-de-macaco: a árvore que se enfeita...

Em São Paulo não me lembro de ter visto mas, aqui no Rio, há muitas Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis), principalmente nos bairros de Botafogo e Humaitá.
Esta árvore, originária da floresta amazônica, atinge até 35 m de altura em seu habitat natural. Fora dele, geralmente não ultrapassa os 20 m. 

Durante o ano dá frutos - grandes bolas de cor marrom, com cerca de 20 cm de diâmetro e pesando até 3 kg, o que lhe valeu o nome em inglês de "cannon ball tree" (árvore-bola-de canhão). 


Esses frutos são comestíveis, porém possuem cheiro muito desagradável para nós, mas são apreciados por macacos e outros animais (daí o nome).





A partir de outubro,  surgem as flores! Elas revestem o tronco, em hastes pendentes que chegam até 3 m de comprimento, numa explosão de cor de vai do laranja ao vermelho, com longos estames brancos, amarelos ou róseos e anteras amarelas, e exalam um suave aroma de rosas.

A floração pode durar todo o ano, mas é intensa na primavera e no verão, deixando muitas ruas enfeitadas nesta época do ano.  

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Já que falamos de abacaxi...

Quem quer ter um lindo e colorido vaso na varanda ou um canteiro bem delimitado no jardim, tem uma ótima opção no abacaxi-ornamental ou abacaxi vermelho (Ananas bracteatus).

Nativa do Brasil, esta bromélia de folhas verdes com bordas creme (variedade variegatatus) produz rapidamente lindos abacaxizinhos avermelhados.

Cultivada ao sol ou a meia sombra, em solo fértil e com regras regulares, esta bromélia suporta vento com maresia, mas não é tolerante ao frio e às geadas.

A folhas, mesmo quando não estão produzindo, possuem uma coloração avermelhada, dando graça ao vaso ou jardim.

Por ter as laterais das folhas espinhosas, são um ótimo recurso para delimitar canteiros para que não sejam invadidos por pessoas ou animais, formando uma linda bordadura.

Como o abacaxi (Ananas comosus) se multiplica por divisão de mudas que nascem ao redor da planta mãe, ou pela coroa, deixada para enraizar em local protegido do sol.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Abacaxi no vaso

Minha amiga Marcia Andrade me mandou um e-mail pedindo dica de como plantar abacaxi em vaso. Vamos lá!

Como outras bromélias (sim, o abacaxi - Ananas comosus - é uma bromélia) o abacaxi pode ser plantado em vaso, mas é um pouco difícil conseguirmos isso com um abacaxi comprado na feira livre, no supermercado ou hortifruti, uma vez que eles passam por vários processos até chegar em nossas mãos...

Mas sempre pode-se tentar. Se conseguir um abacaxi bem fresco, desses vendidos na estrada, as possibilidades de sucesso são bem maiores.

O abacaxi se multiplica por filhotes, quando plantado no solo, ou pela coroa. Para plantar, deve-se cortar a coroa com no mínimo 20cm e uns 2cm abaixo das folhas, retirar os restos de polpa, e deixar em uma superfície com um pouco de água (pode ser um pratinho), em local bem iluminado mas protegido do sol, por uns 4 ou 5 dias, até começarem a surgir as raízes. Depois, transfira-o para um vaso de bom tamanho.

O abacaxi gosta de solo ácido (pH na faixa de 4,5 a 5,5) e rico em matéria orgânica - o que significa que ele gosta de esterco, e deve ser cultivado em sol pleno.
O solo deve ser mantido úmido, porém cuidado para não encharcar a planta.
O abacaxi demora de 8 meses a 1 anos para florescer.

Depois da floração, a planta mãe morre.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

É natal!

Como estou iniciando este blog exatamente na época de natal, resolvi dar algumas sugestões para deixar sua casa ainda mais alegre, enfeitando suas plantas.

Um laço e o vasinho entra no clima de natal



E também pode virar um gracioso presente














Algumas bolinhas, e a orquídea ganha ares de festa







E quem disse que só pinheiro pode ter enfeite de natal?


























Mesmo enfeitadas, não esqueçam que são plantas e precisam receber luz, serem regadas e tratadas com muito carinho.

Feliz Natal!