segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Nem só flor traz colorido ao jardim - Tinhorão

Com mais de 1000 variedades, o Caladium bicolor, conhecida popularmente como tinhorão, caládio, coração-de-jesus, tajá e taiá, é uma planta tuberosa da família Araceae (a mesma do antúrio) com folhas belíssimas, rajadas ou pintadas, em tonalidades de verde e vermelho, verde e creme, rosa, numa variedade de desenhos.


Medindo até 40 cm de altura, o tinhorão dá flores brancas ou esverdeadas, parecidas com as do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi) no verão. No inverno, ele entra em repouso e por vezes parece até que morreu, mas assim que chega a primavera, brota novamente.

De acordo com a variedade, pode ser cultivada em ambientes externos ou internos, em jardins ou vasos, sob luz difusa, sombra, meia-sombra ou sol pleno, sempre protegida do vento, que rasga suas folhas. O solo deve ser rico em matéria orgânica e umedecido, porém não encharcado.
Sua multiplicação é feita por divisão dos tubérculos no inverno, que devem ser colocados para enraizar em local protegido do sol.

ATENÇÃO: esta planta é toxica! Suas folhas possuem cristais de oxalato de cálcio e saponinas que em contato com os olhos, mucosas e pele podem provocar ardência, irritação e vermelhidão. Sua ingestão pode provocar edema de glote e consequente asfixia. Por isso deve ficar fora do alcance de crianças e animais domésticos.

3 comentários:

  1. Depois de muitos anos, era da minha mae, nasceu a flor, mas só durou 1 dia. E assim mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Depois de muitos anos, era da minha mae, nasceu a flor, mas só durou 1 dia. E assim mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Sim. Elas costumam durar pouco, até 3 dias dependendo da temperatura ambiente.
    Agora se começar a dar muitas flores e estiver num vaso é um alerta: ou o recipiente está pequeno ou precisa de terra nova.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do meu blog!