sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Abricó-de-macaco: a árvore que se enfeita...

Em São Paulo não me lembro de ter visto mas, aqui no Rio, há muitas Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis), principalmente nos bairros de Botafogo e Humaitá.
Esta árvore, originária da floresta amazônica, atinge até 35 m de altura em seu habitat natural. Fora dele, geralmente não ultrapassa os 20 m. 

Durante o ano dá frutos - grandes bolas de cor marrom, com cerca de 20 cm de diâmetro e pesando até 3 kg, o que lhe valeu o nome em inglês de "cannon ball tree" (árvore-bola-de canhão). 


Esses frutos são comestíveis, porém possuem cheiro muito desagradável para nós, mas são apreciados por macacos e outros animais (daí o nome).





A partir de outubro,  surgem as flores! Elas revestem o tronco, em hastes pendentes que chegam até 3 m de comprimento, numa explosão de cor de vai do laranja ao vermelho, com longos estames brancos, amarelos ou róseos e anteras amarelas, e exalam um suave aroma de rosas.

A floração pode durar todo o ano, mas é intensa na primavera e no verão, deixando muitas ruas enfeitadas nesta época do ano.  

Um comentário:

Obrigada por participar do meu blog!